March 4, 2013

Erros mais comuns

1. Treinar de estômago vazio

A maior parte das pessoas vai à academia de manhã logo depois de acordar ou no final da tarde direto do trabalho. O problema é que muitos acabam treinando de estômago vazio, seja por falta de tempo ou porque preferem comer depois.

Além de ser um péssimo hábito para quem quer ganhar massa muscular, isto pode até causar mal-estar e aumentar o risco de lesões. Por isso, antes dos treinos, é obrigatório comer, no mínimo, uma fonte de carboidratos (pão, frutas, etc) para fornecer a energia necessária para os exercícios físicos.

2. Não comer logo após o treino

Este é um dos piores erros que você pode cometer, pois o período pós-treino é o momento em que o corpo mais precisa de nutrientes.

Nesta fase, é necessário ingerir uma maior quantidade de proteína para ajudar na reconstrução muscular e uma dose de carboidrato para repor a energia.

A recomendação dos especialistas é que você coma em, no máximo, 1 hora após o treino, sendo que o ideal é em até 30 minutos.

As pessoas que não comem de forma adequada neste período correm o risco de perder massa muscular, pois pode haver a quebra dos tecidos musculares para fornecer energia ao corpo.

3. Ficar longos períodos sem comer

Existe um consenso entre os nutricionistas: Para ganhar massa muscular, é preciso comer a cada 3 horas e fornecer ao corpo os nutrientes necessários durante todo o dia. Desta forma, evita-se o catabolismo, que nada mais é do que a destruição dos tecidos musculares para gerar energia.

Sendo assim, nunca fique longos períodos sem comer nada. Leve sempre uma dose de suplementos ou coma um lanche que tenha carboidratos e proteína (por ex: pão com presunto e suco).

4. Não tomar o café da manhã adequado

O café da manhã é a refeição mais importante do dia porque o corpo ficou em jejum durante toda a noite (em média, 8 horas) e você precisa fornecer os nutrientes necessários para gerar energia e evitar a destruição do tecido muscular.

Por isso, não subestime o café da manhã e coma de maneira adequada, incluindo fontes de carboidratos (pão, frutas etc) e proteína (presunto, queijo, ovo etc).

5. Substituir as refeições por suplementos

Como o próprio nome diz, os suplementos alimentares são complementos que devem ser adicionados à dieta para compensar as necessidades de um atleta e obter resultados mais satisfatórios. Eles não substituem uma refeição!

A alimentação equilibrada é essencial para ter ganhos de massa de maneira consistente.

 

Clique aqui e veja o que você deve comer para ganhar massa muscular.